segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

PREVI-BET - PERGUNTAS E RESPOSTAS

COLEGAS:

Recebo em meu e-mail particular inúmeros comentários e perguntas.
Compartilho, abaixo, em meu blog algumas respostas que já enviei:

1) COMENTÁRIOS - PERGUNTAS


“Muito grato pelos esclarecimentos. Quanto ao BET, está mesmo assegurado para 2013? E quais são as perspectivas para a continuidade em 2014?”

“Carvalho, tenho lido com bastante interesse seus comentarios acerca dos numeros da nossa Previ. Em seu ultimo e-mail em data de hoje ficou claro que o Bet continuara sendo pago no ano de 2013. Minha pergunta para voce eh o que acontecera a partir de fevereiro de 2013 quando o Banco ira incorporar a gratificaçao ao vp dos funcionarios e a Previ alterara seu regulamento a partir dessa incorporaçao. Para nos aposentados havera diferença em nosso beneficio com tal incorporaçao? Desde ja agradeço sua atençao e retorno breve”

“Em primeiro lugar, quero agradecer aos inúmeros e-mails enviados.
 Para que ficasse com uma noção mais precisa, gostaria do seu parecer em "percentual" (1 a 100%), das chances da permanência do BET em 2013”.

“Antonio, voce saberia me dizer a respeito da intençao de incorporar os 25% na aposentadoria, e que reflexos isto traria para os beneficios?”

“Carvalho, tenho lido com bastante interesse seus comentarios acerca dos numeros da nossa Previ. Em seu ultimo e-mail em data de hoje ficou claro que o Bet continuara sendo pago no ano de 2013. Minha pergunta para voce eh o que acontecera a partir de fevereiro de 2013 quando o Banco ira incorporar a gratificaçao ao vp dos funcionarios e a Previ alterara seu regulamento a partir dessa incorporaçao. Para nos aposentados havera diferença em nosso beneficio com tal incorporaçao? Desde ja agradeço sua atençao e retorno breve
“Qual a possibilidade de adoção do critério 2 para as próximas distribuições, se houver. O que se pode fazer para pleitear isso perante a PREVI?”
“Considerando que os reajustes nos benefícios da Previ passarão a ser efetuados em primeiro de janeiro, um colega me questionou se ao solicitar a aposentadoria entre 10 e 28 de dezembro receberia o primeiro benefício da Previ já com o reajuste de janeiro do ano seguinte. Solicito seu apoio para tirar a dúvida dele”

2) MINHAS RESPOSTAS:

Prezados:

Com relação à continuidade do BET, apesar de existir saldo suficiente para pagamento do BET em 2013 e 2014, não tenho como assegurar a continuidade do pagamento porque depende do resultado da PREVI em dezembro de 2012 e 2013.
Pelos números apresentados até outubro e pelo desempenho da Bolsa em dezembro, continuo acreditando que haverá continuidade do pagamento em 2013. Na minha opinião existe 99% de possibilidade.
Como sou otimista, continuo acreditando que receberemos o BET até dezembro de 2014

Com relação aos 35% de gratificação para os ativos, ao que entendi, a incorporação da gratificação dos ativos ao VP nada vai alterar para a PREVI e nem para nós aposentados. Trata-se de uma cláusula do dissídio coletivo. Não alcancei quais as vantagens. Há muitos anos fazemos recolhimentos mensais de gratificação, equivalente a 25% dos proventos. Quando a PREVI faz os cálculos dos benefícios, atualiza o salário médio mensal de participação e acrescenta 25%.

Os parâmetros admitidos pela Resolução CGPC 26/2008 para pagamento do BET:  1) benefícios recebidos; 2) As reservas de poupança. Acredito que em 2010 o critério foi definido pela PREVI, com  a concordância do Banco. Entendo que foi o mais injusto. Em outras possíveis distribuições podemos sugerir de forma individual e ou coletiva que se adote como parâmetro as reservas de poupança de cada participante. Seria mais justo.

Com relação ao reajustes está previsto no regulamento, que o primeiro reajuste é proporcional aos meses de aposentado. Neste caso, aposentado em dezembro teria reajustes de 1/7 do INPC acumulado entre junho a dezembro de 2012. O INPC acumulado de junho a NOVEMBRO de 2012 é de 3,06%. O acumulado até dezembro deve ficar em torno de 3,77% que deve ser o índice de reajuste em janeiro para quem já estava aposentado até 30/05/2012. No caso do colega, ao se aposentar de 2012, terá reajuste de 0,44% em janeiro de 2013.
A todos, desejo um FELIZ NATAL!

Abraço,

Carvalho

Nenhum comentário: