quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O BET NÃO PODE ACABAR

Circulam informações sobre o fim do BET já para 2013. A PREVI publicou ameaças neste sentido. Mesmo assim, continuo acreditando que o BET continuará até 2014. Porém, toda mobilização e todo esforço é válido para evitar o pior. Veja o pronunciamento do Deputado Augusto Carvalho clicando no LINK:  http://www.youtube.com/watch?v=bR0987uqtwE&feature=youtu.be
O que mais me intriga é a postura do Diretor de Benefício que em campanha prometeu a incorporação do BET. Agora, depois de eleito, divulga a extinção antecipada. Isto significa a redução de 20% nos benefícios e volta das contribuições. Não fosse a maldita e abusiva resolução 26/2008 teríamos em 2010 cerca de 15% de reajuste nos benefícios, por força da LEI 109/2001. Devemos continuar lutando para a manutenção do BET e aprovação do PDS 275/2012 que objetiva cancelar os art. abusivos da referida resolução. Para participar do abaixo assinado que estou coordenando clique no LINK abaixo:
https://secure.avaaz.org/po/petition/APROVACAO_DO_PDS_2752012_EM_DEFESA_DOS_FUNDOS_DE_PENSAO/?launchhttp://
Participe. Divulgue.
Abraço,
Carvalho

6 comentários:

Anônimo disse...

Amigo e Colega Carvalho,
Integro os que acreditam que o BET não vai acabar, a exemplo de seu salutar entendimento. No entanto amigo Carvallho, sem qualquer vaidade, nos últimos tempos busco refletir com o máximo de abrangência sobre as notícias e os fatos que nos jogam na testa. Assim, logo abaixo você vai entender o que me passa na cabeça. O Valmir Camilo, ex "imperador" da ANABB, creio que esteja muito preocupado com sua imagem no episódio do seguros, você conhece a história. Eu não conheço as disputas eleitoreiras que ocorrem no seio da ANABB, mas a forma pitoresca como o side da entidade divulgou a falta de quórum em reunião do conselho, recentemente, me faz acreditar que lá exista uma ala(50%) pró Camilo e outra de 50% pró-Riede. Não conheço a vida particular do Camilo, mas penso ser pessoa rica, de muitas e fortes amizades, de forte trânsito nos mais altos escalões do BB e PREVI.
Muito bem, onde quero chegar ? - A Revista PREVI ao ameaçar com o fim do BET e o retorno das contribuições, buscou colocar um enorme "bode na sala", e que provocasse a mais ampla tempestade entre nós aposentados e ativos de PB1. Não há como entender diferente prognósticos tão levianos com antecedência - 3 a 4 meses - antes do encerramento do exercício de 2013, sabendo-se, historicamente, que o IBOVESPA, em 31/12/2013, é que fará a grande diferença para mais ou para menos. Mas porque armaram este circo todo? Porque haveria um "Salvador da Pátria", o senhor Camilo, que com uma idéia "brilhante", merce da valoração das ações não integrantes da bolsa de valores, aquelas que são calculadas no final do exercício pelo seu suposto valor patrimonial, salvariam o resultado da PREVI. Desta forma o Camilo, certamente muito preocupado com o relatório do caso seguros, conquistaria enorme espaço entre todos nós para futuras eleições na ANABB, além de esvaziar qualquer dificuldade que a questão lhe pudesse causar. E o Camilo foi a campo divulgar sua idéia, veja pronunciamento de Deputado Federal na câmara, onde cita seu amigo na leitura do assunto e alternativa sugerida pelo amigo.
No entanto, no meu raciocínio faltava uma carta. Os atuias gestores da ANABB, permitiriam ao Camilo conquistar espaço na ANABB? Eis que ela surge com toda pompa. O Riede, certamente temendo os benefícios eleitorais que o desafeto poderia obter, resolveu também agir e apoiar iniciativa, e que igualmente salvaria o resultado da PREVI no final de 2013. Marcou e já esteve em audiência com o Sr. Ricardo Berzoini, que tem PL, que além de outras questões prevê que a reserva de contingência, disciplinada em Lei de "até 25%" da reserva matemática, seja fixada em, digamos 15%, viabilizando 10/12 bilhões adicionais ao resultado da PREVI
Eu torço que os dois sejam declarados os pais da criança, porque se eu tiver razão na reflexão que faço, penso que brincam demais com coisa séria. Um grande abraço, colega Carvalho, e diga-me, se estou delirando ou se o assunto relatado tem fundamento.

Anônimo disse...

Perfeito. Abraços.

Antonio Carvalho disse...

Prezado Anônimo:
Sua abordagem remete para reflexões, no que se refere a aspectos e interesses políticos , especificamente sobre divisões de “poder”, dentro da ANABB, mesmo depois da eleição. Isto é fato. Não há como negar. Lamentável. Entendo que política deve ser feita quando se disputa eleição e cargos. Depois, todos deveriam se unir em favor dos associados. Muitas energias são desperdiçadas. Na minha opinião não existe grupo “Valmir” e grupo “Ried”. E nem precisa. Com relação ao assunto “Seguros”, no ambiente público, sei que está sendo discutido na Justiça e o Valmir tem ganho todas as ações no âmbito pessoal. Também tem ganho ações sobre acusações infundadas.
Em minha opinião, Valmir Camilo, nada tem a ver com a divulgação da PREVI que trata da extinção do BET que, de fato, sofre ameaças. Conhecedor de assuntos da PREVI ELE apenas divulgou uma possibilidade técnica para evitar a antecipação da extinção do BET. Valmir Camilo é leitor do meu blog e nada comentou sobre sua postagem. Não sei se Ried ler minhas postagens. Aliás, sua postagem, apesar de anônima, não ofendeu ninguém. é opinativa, própria da democracia.
O PLP 161/2012 de Berzoini, apoiado pela Diretoria da ANABB, apesar de colegas ter evidenciado que nos é prejudicial, nada tem a ver com o BET. Não apoio o PLP do Berzoini, no momento. Luto pela aprovação do PDS 275/2012 que objetiva cancelar art. Abusivos da Resolução 26/2008 que tanto nos prejudica. Não fosse a infeliz resolução hoje não estaríamos angustiados com o BET. O outro PLP de Berzoini que pretendia reduzir o percentual da reserva de contingência de 25% para 15% foi arquivado.
Continuo acreditando que o BET continuará sendo pago até 2014, conforme prometido pela PREVI em 2010.
Continue participando do meu blog, que é democrático, não monitorada, para enriquecimento de informações, de preferência se identificando.
Abraço,
Carvalho

Anônimo disse...

Tâ de férias Dr Antônio? Desde 10/11, não publica nada. Ou desistiu? Sou seu admirador.

Antonio Carvalho disse...

Prezado Anônimo:
Grato por participar do meu blog, a ponto de sentir falta de minhas postagens. Andei viajando e muito voltado para o ABAIXO ASSINADO que estou coordenando para apoiar o PDS 275/2012, que objetiva alterar art . abusivos da resolução 26/2008.
Por outro lado, estou no aguardo de mais informações da PREVI para postar novas informações a respeito do BET.
Finalmente, postarei mensagem ainda hoje sobre o RENDA CERTA, assunto muito discutido nos grupos.
Abraço,
Carvalho

NEUZA FIGUEIRA disse...

Sou pensionista e estou apavorada com essa história da BET acabar,a data não era 2014? a previestá fazendo terrorrismo conosco. não podemos ficar sem esses 20% eles já estão comprometidos com nossa vida . não sei o que fazer.