sexta-feira, 22 de agosto de 2014

PREVI - GESTÃO COMPARTILHADA

Não custa repetir que a gestão na PREVI é compartilhada e paritária (Participantes e BB). O Órgão máximo é o Conselho Deliberativo, pois, não existe mais o corpo social. As decisões somente ocorrem com a concordância do Banco que, pela legislação pode usar o voto de minerva, por nós condenado, como ocorreu na aprovação da remuneração variável adicional para Diretores da PREVI, (2011 a 2013), com os votos contrários dos Conselheiros Eleitos, assunto amplamente divulgado. Registramos que os Diretores Eleitos da chapa 3 – PREVI LIVRE, FORTE E DE TODOS, não participaram da decisão. Não serão beneficiados.
 Adiantamos que o Convênio de Cessão de Funcionários do Banco está sendo revisado. Os Conselheiros Deliberativos Eleitos defendem que a política de remuneração dos Diretores da PREVI seja desvinculada, pois, o Banco pode mudar os parâmetros a qualquer tempo, a exemplo de 2008 em que os Diretores passaram a ser estatutários e em 2011 quando passaram a receber bônus em ações do Banco, decorrentes de cumprimento de metas de desempenho.
 Existem gargalos do passado carentes de soluções com brevidade a exemplo do teto de contribuição/benéficos dos Dirigentes Estatutários, (Banco, Previ e Subsidiárias) que se arrasta desde 2008.
São grandes os desafios. Vamos continuar lutando, coerentes com o nosso programa de campanha que será conduzido com paciência, responsabilidade e determinação, dentro de prioridades já definidas. Temos presente a necessidade de construção de agendas positivas (eleitos e indicados), sem radicalismo, para melhorar a governança, buscando decisões equilibradas para proteger o patrimônio da PREVI e melhorias de benefícios. 
Não estamos parados. Continuarei lutando, fielmente aos meus princípios e convicções. Serei flexível como um bambu.  Porém, quando necessário serei firme como um Carvalho.
Antonio J. CARVALHO

14 comentários:

Paulo Beno disse...

a)-Segunda-feira, dia 25/08/2014 tem reunião do Conselho Deliberativo da PREVI.
Favor relatar os assuntos tratados (e os não-resolvidos) acerca do Plano 1, estatutários, bônus, Empr.Simples, Suspensão e devolução das contribuições após 30 anos, etc. etc.

b)- Quinta-feira, dia 28/08/2014 às 10 horas, na AAFBB (RJ) tem palestra do Sr. WILLIAN MENDES, acerca de problemas criados pelo BB e pela Diretoria anterior sobre o Plano 1.
Favor informar no seu blog o que ouviu dessa importante reunião.

Carvalho, obrigado pelas informações e postagens no sem blog.
Boa semana. Profícuo labor e, lute por nós, nas melhorias que hão de vir.

Abração.
Paulo Beno - Carazinho (RS)

Oracides Garbini disse...

Parabéns pela luta. Nós devemos ficar atentos para eventuais desmandos no uso do NOSSO DINHEIRO. Continuo defendendo o encurtamento da duração do plano e melhoria na remuneração dos aposentados.

ricardo albuquerque disse...

Carvalho.
Por favor, será V. não poderá usar a expressão "gestão do patrocinador" ao em vez de "gestão compartilhada"? Infelizmente não temos nada de gestão compartilhada enquanto estiver em uso o voto de minerva. Desculpe a sugestão. ricardo




'

José Jorge Almeida dos Santos disse...

A Cessão de funcionários do Banco do Brasil para a Previ é um resquício da Ditadura Militar com a finalidade de apadrinhar alguns de seus escolhidos (olheiros do regime, principalmente). Essa aberração se perpetua até os dias de hoje, o que é uma tremenda aberração num estado de direito democrático em que vivemos atualmente. O Regime Militar achava que no banco havia gente capaz de resolver todos os problemas econômicos da Nação, o que é uma tremenda enganação e baboseira. Bastava o cara ser bem articulado, falar muito bem em público, ter um diplomazinho da área de economia ou engenharia, um cursinho superior, desses que se compra por ai a todo instante, para o sujeito pular lá pra cima e fazer um verdadeiro desastre por onde passava (o Mailson é um bom exemplo). Os tempos mudaram mas a prática continua a mesma infelizmente, e essa prática danosa ao povo brasileiro só irá mudar no dia em que entrar alguém com uma visão brilhante para presidir esse País, tão desgraçadamente governado há séculos.

Anônimo disse...

Colega Carvalho,

Suas palavras calaram fundo em minha consciência, pois pensando dessa maneira que votei na chapa 3. Cabe lembrar simbologia que li -- não recordo o autor -- sobre a natureza do jequitibá, que, na floresta, entremeia-se com as demais árvores, recebendo e dando-lhes proteção por ocasião das tormentas. Como diziam meus pais: é pela borda que se come o mingau quente. Acredito que nossa hora realmente é chegada, pois existe nítida concordância entre suas palavras e as dos demais eleitos na chapa 3. Todos atuando da melhor maneira para execução do programa proposto. Só falta, realmente, é que o site da chapa 3 entre definitivamente no ar, de modo que lá possamos encontrar sempre o que nossos eleitos pensam, de comum acordo. E ainda sobre árvores, apesar de ter citado o jequitibá, não desprezo a dita firmeza do Carvalho.

Luiz Faraco - Florianópolis-SC

fernando disse...

Colega Carvalho, concordo inteiramente com o seu comentário, e estou certo de que os eleitos farão o impossível para nos defender. Concordo , tambem, com tudo que o colega PauloBeno postou, ainda mais, sobre a suspensão da contribuições acima de 30 anos, matéria já aceita pela PREVI em outros acordos, bem como a devolução para quem contribuiu a mais.

Antonio Carvalho disse...

Prezados:
-Paulo.
A reunião do Conselho será no dia 28 de agosto. Vamos lutar para que assuntos do nosso interesse sejam divulgados institucionalmente.
- Ricardo:
Entendo sua colocação que em tese procede, mas, mesmo assim a gestão não deixa de ser compartilhada. Lamentável o uso do abusivo e condenável voto de minerva, previsto em Lei. Vamos continuar lutando, nesta e em outras frentes.
- Jose Jorge:
Afora algumas questões pontuais asseguro que o quadro técnico da PREVI é de boa qualidade. O Convênio de cessão está sendo revisado depois de alguns adiamentos. Compete ao Conselho Deliberativo aprovar a política de remuneração dos Diretores e conforme já divulgamos defendemos desvincular da política adotada pelo Banco.
- Faraco:
Durante nosso mandato lutaremos e pautaremos todos os temas constantes em nosso programa de campanha. Definimos prioridades e já estamos em ação. Os eleitos devem continuar juntos comungando os mesmos anseios dos participantes, mas que, precisamos também do apoio dos indicados do Banco para aprovação de nossas propostas. Estamos lutando também neste sentido. Em muito breve nosso site entra no ar.
Com relação a floresta, aí considerados o jequitibá, o carvalho e o bambu, reproduzo o que recebi do amigo Bezerra: "Queremos um bambu firme e um carvalho flexível". Não podemos descartar o jequitibá.
Abraço,
Carvalho.

Anônimo disse...

Carvalho,tenho interesse em saber a funcao do quadro de participantes da Previ,ou seja:presidente/diretores/conselho deliberativo e consultivo.Agradeço sua resposta,antecipadamente.

Anônimo disse...

POR FAVOR, AS AVALANCHES DE INFORMACOES QUE ESTAMOS TENDO SAO TODAS OTIMAS POIS NUNCA FOMOS TAO BEM INFORMADOS ASSIM E ISSO DEVEMOS AOS ANJOS DA CHAPA 3, MAIS PRECISAMENTE PELO DR. MEDEIROS E SR.ZANELLA.
POREM PARA OS QUE NAO RECEBERAM QUASE NADA NA FOPAG DE 20 DE AGOSTO/14, HA ALGUM SOCORRO DE EMERGENCIA QUE POSSAMOS TER?
SE DE FATO TIVERMOS QUE ESPERAR ATEH NOVEMBRO OU JANEIRO DE 2015 PARA SERMOS SOCORRIDOS PRESUMO QUE NAO SERAH MAIS NECESSARIO. NAO DAH PARA ESPERAR MAIORES SUCESSOS NA BOLSA, MAIS DEPENDENCIA DE PREVIC, MINISTERIOS NAO SEI DAS QUANTAS, BOA VONTADE DE NAO SEI DE QUEM…..
HA ALGUMA COISA QUE OS ANJOS DA CHAPA 3 POSSAM FAZER EMERGENCIALMENTE?
POR FAVOR AGUARDO RESPOSTAS.

Anônimo disse...

Queridos defensores dos oprimidos junto a Previ, o desespero por que estou passando e muitos colegas, pelo que tenho visto, requer que se faca "QUALQUER COISA URGENTE". Sabemos que eh preciso de recursos na reserva especial para revisao do plano, jah sabemos tudo sobre a resolucao 26, precisamos mesmo que seja derrubado o voto de minerva, MAS TUDO ISSO QUERIDOS DA CHAPA 3, pode pelo menos esperar um pouquinho mais. NO MOMENTO precisamos que voces imprimam todas as postagens de desespero da maioria dos aposentados e pensionistas e COLOQUEM NA MESA DO PRESIDENTE DA PREVI para que dai surjam algumas medidas NECESSARIAS E URGENTISSIMAS "AGORA", NESTA SEMANA. No meu caso especifico, nao estou pagando o condominio do unico imovel que tenho desde Abril/2014, tenho ido a feira no final do dia para comprar o restolho para alimentacao. Entao, POR MISERICORDIA, nao dah para ficarmos na esperanca que dias melhores virao. EH UMA QUESTAO DE SOBREVIVENCIA AGORA. Por favor, queridos da chapa 3, invadam o gabinete do Presidente da Previ e coloquem sobre a mesa dele tudo isso que estamos passando para vocdes. Nunca pensei em chegar a pedir dessa maneira, mas a PREVI com todo o patrimonio que possui, que tambem eh nosso, nao estah servindo para nada. POR FAVOR, ESTOU COM 71 ANOS E NAO TENHO MAIS FORCAS PARA PEDIR, IMPLORAR.
FACAM POR MISERICORDIA UMA REUNIAO DE EMERGENCIA COM TODOS DA CUPULA DA PREVI E ACHEM UMA MANEIRA DE SOCORRER-NOS HOJE, AGORA. NAO PODEMOS ESPERAR O COMECO DE 2015 OU FICAR NA ESPECTATIVA DE UM OUTRO SUPERAVIT. ESTAMOS MORRENDO AGORA.
OUTROS ASSUNTOS, EMBORA MUITO NECESSARIOS PODEM FICAR PARA DAQUI A ALGUNS MESES. A QUESTAO DE SOBREVIVENCIA ALIMENTAR EH AGORA. A SINDICA DE MEU EDIFICIO ESTAH SABENDO DE TUDO POIS TENHO LHE MOSTRADO OS BLOGS COM OS VARIOS COLEGAS NA MISERIA COMO EU, POREM ELA NAO PODE FICAR ESPERANDO. DISSE QUE TERAH QUE TOMAR ATITUDES JUDICIAIS. JAH PEDI QUE ELA CONVOQUE UMA ASSEMBLEIA PARA QUE EU POSSA CONTAR AOS OUTROS CONDOMINOS QUE O ATRASO NAO EH POR EU SER SALAFRARIO E PEDIR QUE ELES AUTORIZEM UM PRAZO MAIOR DE ROLAMENTO DE MINHA DIVIDA. NUNCA DEVI ANTES UM TOSTAO PARA O CONDOMINIO OU PARA QUALQUER PESSOA QUE SEJA. JAH NEM ESTOU LIGANDO MAIS PARA A MINHA MORAL POIS A ESTOU DANDO PRIORIDADE A SOBREVIVENCIA. POR FAVOR, FACAM ALGUMA COISA EMERGENCIAL AGORA, HOJE, JAH.
OBRIGADO

Anônimo disse...

Anônimo das 07:40 , tem milhares como nós, gostei do que falou "dando prioridade a sobrevivência", acontece que o assalto do nosso contra-cheque em janeiro deste ano, camuflado pela suspensão das parcelas do ES(só para ganharem tempo), estourou com o 20 de julho, agora 20 de agosto e nada!quem já vinha endividado, não consegue dar prioridade a mais nada, imagina, sem carro, sem empregado doméstico, sem escola particular para filhos, imóvel sem manutenção, condomínio atrasado, sem luz, sem água, sem internet,sem telefone, sem vestuário dígno, sem participação social, sem diversão, sem alimentos e sem remédios, vivendo de favor dos familiares essa é a situação dos que tiveram folha abaixo de 1000,00 desde 20 de julho . Como é que vamos esperar que diretores milionários nos enxergam? A briga é nossa somos nós que devemos mostrar a cara, não temos mais nada a perder, barriga cheia não gera indignação, se a nossa está vazia vamos a luta, vamos abrir o bico nas redes sociais chega de bancarmos os marajás, acho que tem muito mais gente endividada do que se comenta é que muitos devido a "cultura BB", não aceitam nome no SERASA nem a vergonha dos outros colegas que se deram bem, saber da sua situação, é tudo uma questão cultural.Vamos quebrar esse Tabu!

Anônimo disse...

Carvalho,
Boa noite,
Com todo o respeito, mas vejo que você é uma pessoa ocupadíssima e com certeza não terá tempo de responder minha carta que lhe foi encaminhada através da Previ em 02/06/2014.
Fique tranquilo, não mais o aborrecerei com este assunto.
Deixo-lhe meu fraternal abraço com meus respeitos.
CELSO BERNARDES
FORMIGA-MG
26/08/2014

Antonio Carvalho disse...

Anônimo: 25/08 - 20.33 hs.
O Conselho Deliberativo é o Órgão maior da PREVI, desde quando foi extinto o corpo social. Reúne-se ordinariamente uma vez por mês para tomada de decisões estratégicas.
A Diretoria cuida da administração da PREVI, com dedicação integral, ou seja o operacional.
O Conselho Consultivo oferece sugestões.
O Conselho Fiscal fiscaliza o cumprimento de decisões e todo o cumprimento da parte legal.
Existem a Auditoria Interna, Consultoria Jurídica e Gerentes Executivos.
São inúmeras as atribuições, competências e responsabilidades de cada Órgão. Você pode conhecer em mais detalhes lendo o Estatuto da PREVI, disponível no site: www.previ.com.br.
-Anônimos: 26-08 - 7.40 hs e 17.51 hs.
É lamentável a situação que chega ao desespero de muitos colegas com endividamento elevado. Sugerimos à Diretoria e registramos no Conselho viabilizar composição de dívidas para amenizar a situação. Estamos no aguardo da manifestação da Diretoria de Seguridade na próxima reunião prevista para o dia 29 de agosto. Sabemos que a elevação ou rolagem de dívida não resolve mas pode aliviar momentaneamente. De forma isolada não tenho como solucionar esta e outras situações apresentadas. As decisões são colegiadas por 6 votos. Eu sou um voto. Não seremos omissos. Continuaremos lutando nesta e em outras frentes coerente com o nosso programa de campanha, durante o nosso mandato que será de 4 anos. Temos muita estrada pela frente e muitas barreiras e temos acima de tudo a vontade de contribuir para melhoria dos nossos benefícios.
-Prezado Celso:
Tenho em mãos a sua carta. Peço-lhe compreensão pela demora da resposta que irei te enviar oportunamente mas já te adianto algumas coisas:
- Concordo que houve injustiças com os Pedevistas. Já escrevi sobre este assunto há tempos atrás. Especificamente foi injusto o pagamento do BET para os auto patrocinados. Salvo engano já houve demandas negadas pela PREVI tempos atrás.
Com relação a sua sugestão referente ao pagamento de 50% do seguro também já li algo em contrário mas nada impede que o assunto seja discutido. Lutar para neutralizar o voto de minerva está em nossa pauta. São muitas frentes que temos de lutar e definimos prioridades mas que, tudo que constou do nosso programa de campanha e o que mais for sugerido pelos colegas será debatido e pautado em reuniões do Conselho que ocorrem uma vez por mês.
Finalmente, Celso, peço sua compreensão e tenha certeza que não é falta de interesse de minha parte. Além de desenvolver projetos e estratégias maiores, inerentes ao cargo, recebo muitas demandas, dentre as quais, mais de 300 e-mails todos os dias e por mais que me esforce não consigo responder ao tempo e a hora, mesmo que trabalhasse 72 horas por dia. Veja: 1.50 horas e ainda estou aqui tentando ser útil e esta é minha rotina.
Abraço,
Carvalho.

fernando disse...

Caro Carvalho, o ativo líquido aumentou novamente pelos numeros do segundo trimestre 2014, a provisão matematica se foi pra cima , e o superavit, caiu. Não entendo isso.Os dados já estão disponívies no painel informativo da PREVI.