sábado, 13 de setembro de 2014

ABRAPP - PESQUISA SALARIAL

Por se tratar de assunto do momento, transcrevemos, abaixo, informações da ABRAPP sobre início de pesquisa salarial dos funcionários das Empresas Fechadas de Previdência Complementar, cujo resultado será divulgado em abril de 2015. Lembrando que a PREVI está revisando o convênio de Cessão de funcionários do Banco do Brasil e o Conselho Deliberativo da PREVI vai rever a política de remuneração dos  Diretores.  Entendemos a necessidade da existência de bons técnicos e Diretores de níveis elevados trabalhando na PREVI e que recebam remunerações compatíveis com a complexidade dos cargos. Conforme já divulgamos defendemos a desvinculação da política de remuneração dos Diretores da PREVI da adotada pelo Banco. Aliás, a revisão desta política deveria ter ocorrido desde de 2008 quando Diretores do Banco passaram a romper os contratos de trabalho, assumindo a condição de estatutários, bem como em 2011, quando Diretores do Banco passaram a receber bônus em ação, em função do cumprimento de metas.
Abraço,
Carvalho.


"A Pesquisa Salarial dos Fundos de Pensão é uma fonte de dados de remuneração exclusiva sobre o mercado de previdência complementar fechado.
Sob coordenação da Comissão Técnica Nacional de Recursos Humanos, a Pesquisa é coletada e desenvolvida pelo Hay Group, consultoria global em gestão e de qualidade reconhecida.
A Pesquisa tem por base a amostra das entidades participantes e oferece:
  • Descritivo de cargos;
  • Resultados, em bases mensais e medidas estatísticas, das seguintes linhas de remuneração:
S Salário Básico (Salário Nominal)
SB Salário Básico + Adicionais percebidos mensalmente tais como tempo de serviço (quando incorporado ao salário) e adicional de função
TD SB + Incentivos de Curto Prazo Pago: bônus, PR (efetivamente pagos)
TDA SB + Incentivos de Curto Prazo Alvo: bônus, PR (alvo)
RT TD + Pacote de Benefícios Quantificado
  • Resultados individuais comparativos da entidade com o mercado geral e também com possibilidade de seleção de mercado específico, com mínimo de 10 entidades (recomendação de 15) contemplando: posicionamento, distribuição e custo de enquadramento.
  • Informações sobre Políticas e Práticas de Remuneração e Benefícios das entidades fechadas de previdência complementar (toda a amostra), tais como:
    • Salário base médio por nível hierárquico e porte;
    • Análise do mix de remuneração por nível hierárquico e porte;
    • Análise da remuneração variável de curto prazo: concessão; tipo de incentivo; forma de pagamento; incidências;
    • Remuneração de Conselhos: frequência e duração de reuniões; dedicação de tempo; duração de mandato; resultados de remuneração;
    • Estrutura salarial formal;
    • Sistema de avaliação de cargos;
    • Critérios de reajustes e frequência de revisão das estruturas salariais;
    • Políticas e critérios para promoções, aumentos e revisão salarial;
    • Análise do pacote de benefícios: assistência médica e odontológica, refeição, alimentação, transporte, auxílio doença, aposentadoria complementar, educação, seguro de vida, computador pessoal e telefone celular, entre outros".

3 comentários:

NIVALDO ELIAS DOS SANTOS disse...

CARLOS COLEGAS, SEGUNDO O DR.MEDEIROS, NESTA ULTIMA POSTAGEM SOBRE O SEMINARIO DE GOVERNANCA DO QUAL ESTAH PARTICIPANDO, UM DOS ORADORES, O AMERICANO JOHN WIL
COX DEIXOU BEM CLARO AS ATITUDES CORRETAS QUE OS CONSELHEIROS DEVEM TER PARA COM A EMPRESA E SEUS ACIONISTAS. NO NOSSO CASO, A EMPRESA SERIA A PREVI E OS ACIONISTAS SERIAMOS NOS.
BEM, ACHO QUE TODOS LERAM A POSTAGEM DO DR.MEDEIROS MAS NAO CUSTA NADA EU REPETIR ABAIXO AS FRASES QUE NOS INTERESSAM MAIS DIRETAMENTE:
1)Os Conselheiros devem agir de FORMA AUTONOMA sobre PREJUIZOS DA EMPRESA.
2)Os Conselheiros as vezes nao TEM CORAGEM DE QUESTIONAR AQUILO QUE TEM QUE SER QUESTIONADO, nao demonstrando AUTONOMIA.
3)Os Conselheiros tem que ter TRANSPARENCIA COM OS ACIONISTAS, PRESTANDO CONTAS DE TODOS SEUS ATOS.
4)Os Conselheiros DEVEM SE COMUNICAR COM MUITA TRANSPARENCIA COM OS ACIONISTAS.
5)Os Conselheiros DEVEM DIVULGAR OS ASSUNTOS DELICADOS COMO POR EXEMPLO AS FORMAS DE CALCULOS DA REMUNERACAO DOS DIRIGENTES.
6)Os Conselheiros DEVEM ESTUDAR FORMAS DE SEREM MUITO TRANSPARENTES E DEVEM SE COMUNICAR DESSA MANEIRA COM OS ACIONISTAS.
6)Os Conselherios DEVEM PRESTAR CONTAS DE SEUS ATOS AOS ACIONISTAS DE FORMA TRANSPARENTE.
7)Os Conselheiros devem respeitar APENAS os assuntos MAIS SIGILOSOS.
8)Os ACIONISTAS DEVEM SENTIR QUAL A COLABORACAO EFETIVA QUE OS CONSELHEIROS TRAZEM PARA A EMPRESA OU SE SOH ESTAO ALI PARA CUMPRIR ORDENS E FAZER A VONTADE DOS DONOS DA EMPRESA E DOS DIRETORES.

COMO VEEM CAROS COLEGAS, QUANDO TODOS DIZEM QUE A DIRETORIA DA PREVI DEVE SER MAIS TRANSPARENTE - O QUE NAO EH - TEMOS TAMBEM QUE COBRAR QUE OS CONSELHEIROS ELEITOS PARA A PREVI VENHAM SEMANALMENTE NO MINIMO DAR O AR DE SUAS GRACAS COM NOTICIAS VARIAS QUE NOS CABEM CONHECER PARA QUE ENTAO SE ENGAJEM NAQUILO QUE ESSE SIMPOSIO DE GOVERNANCA PROPOE COMO CORRETO.

O ITEM 8 (OITO) ACIMA FOI DITO NO SIMPOSIO E REPETIDO PELO DR.MEDEIROS EM SUA POSTAGEM.
ISSO EH IMPERIOSO QUE ACONTECA. QUE OS ACIONISTAS SINTAM DE QUE LADO DE FATO OS CONSELHEIROS ESTAO OU SE ESTAO NA ZONA NEUTRA (NEM LAH, NEM CAH)

ESPEREMOS QUE ESTA POSTAGEM NAO SEJA "CENSURADA" POIS O QUE ESTAH DITO NADA MAIS EH QUE UMA REPETICAO DO QUE FOI DITO NO SIMPOSIO DE GOVERNANCA DO QUAL TODOS DA PREVI ESTAO PARTICIPANDO, SEGUNDO O PROPRIO DR. MEDEIROS.

QUE O SIMPOSIO SEJA BEM APROVEITADO E SEUS DIRECIONAMENTOS APLICADOS RELIGIOSAMENTE.
OBRIGADO,
Nivaldo Elias dos Santos

Goulart disse...

Caro colega aposentado, Carvalho, e atualmente em lugar de destaque na elaboração de decisões que implicam bastante em nossas vidas, dos aposentados e pensionistas, venho parabeniza-los (juntamente com os outros colegas da chapa 3) pelo sucesso do Seminário, muito importante e esclarecedor da Corporação, no qual foram debatidos assuntos de real interesse, principalmente as pensionistas, que recebem em média 60% quando o valor seria maior (A CEF, pelo que sei é 80%, mas isso vai ficar para quando for possivel. Sou aposentado e peço, que a chapa 3, conste em seus propósitos, a Revisão de Beneficios, o que necessitamos, uma vez que ES, não teve nem o prazo alongado (sou um dos excluidos na renovação sem margem). Venho lhe solicitar esta Revisão porque já tem um acordo assinado em 2010, onde esta proposta seria estudada, e debatida, isto, com a condição do Repasse dos 7.500.000 (Sete bilhões e quinhentos milhões) para o BB, e por ai vai. Imagino que voce, com os colegas da chapa 3, não decide sozinho, mas é uma solicitação que faço, por favor em meu nome e com certeza, da maioria dos aposentados e pensionistas. Obrigado, e desculpe o desabafo, estou muito deprimido e triste, com tudo isso, e sei que o colega é bastante combativo e batalhador. Obrigado, aposentado do Paraná. Tudo de bom, valeu...

NIVALDO ELIAS DOS SANTOS disse...

Cara Sra. Rosalina de Souza, concordo com cada palavra sua. Quando enviamos mensagens para os blogs do Carvalho, Cecilia, Medeiros e Zanella que conteem alguma reclamacao dos eleitos da Chapa 3, por menor que seja, somos censurados e nao publicados. Por exemplo eu tenho pedido sempre que todos os eleitos da Chapa 3 solicitem uma reuniao com a cupula da previ e falem sobre nossa situacao de AGORA. Com isso nao estou dizendo que estao sem fazer nada. So estou pedindo que interrompam um dia seus afazeres e pecam uma reuniao para exporem todas nossas postagens nos seus blogs e tentem tirar algum remedio paliativo para nos AGORA. As respostas sao sempre as mesmas, ja prontas: "nao dah para fazer muita coisa em 90 dias, estamos trabalhando, estamos dando sugestoes, etc., ertc.", isso quando nao se milindram e nao publicam meus pedidos.
A situacao por qual a maioria de nos estah passando eh emergencial, demanda uma parada em tudo e uma reuniao para estudos de alguma solucao JAH.
Concordo com a Sra. tambem Dona Rosalina que 90 dias eh bastante tempo sim para forcar uma solucao emergencial. ISSO NAO FOI FEITO E NAO SERAH FEITO POIS DAH A IMPRESSAO QUE NINGUEM ENTENDE A MINHA REDACAO.
Garanto que se eu fizer uma postagem com elogios nao demorarah 5 minutos e ela estarah publicada.
Gostaria muito, mas muito mesmo de ver algum dia estampado nos blogs citados a seguinte informacao: "Eleitos convocam reuniao de emergencia com a cupula da previ para discutir a situacao de hoje de seus associados aposentados e pensionistas."
Abracos a todos.

17/09/14 19:34 Excluir