terça-feira, 13 de janeiro de 2015

PREVIDENCIA - CRISE DE 2014 AFETA FUNDOS DE PENSÃO

Repasso, abaixo, matéria divulgada pela imprensa que trata do desempenho da FUNCEF em 2014. Repassarei, também, matéria divulgada sobre a PREVI.
Abraço,
Carvalho.

"Funcef fechará com déficit pelo terceiro ano consecutivo
O fundo de pensão dos funcionários da Caixa Econômica Federal (Funcef) fechará com déficit pelo terceiro ano consecutivo. Fontes próximas ao fundo afirmaram que até novembro as contas estavam negativas entre 1,5 bilhão de reais e 2 bilhões de reais, o que deve levar a um rombo acumulado de 5 bilhões de reais. Desta vez, aposentados e pensionistas da Caixa poderão sentir no bolso as perdas do fundo. As informações são do Portal Veja.com
As regras da previdência determinam que o fundo precisa recompor suas perdas depois de consolidar três anos consecutivos de déficit equivalente a 10% de seu patrimônio. O rombo precisa ser tapado metade com dinheiro de aposentados e contribuintes e metade com aportes do próprio banco, que é o patrocinador da fundação. Uma fonte próxima ao fundo disse que o saldo negativo fará com que a conta tenha de ser repassada este ano.
A Funcef não publicou comentários sobre a possibilidade de ter de apresentar um plano de recomposição, mas confirmou, em nota, que ano passado fechará com novo déficit. A contabilização final depende ainda dos números de dezembro. Em 2013, quando seu último balanço foi publicado, a fundação tinha cerca de 55 bilhões de reais sob sua administração.
O desempenho ruim no ano passado foi bastante influenciado pela queda dos preços das ações na bolsa de valores. Além disso, o fundo contabilizou novas perdas devido ao mau desempenho da renda fixa pela alta dos juros e das empresas em que é sócio. É o exemplo da mineradora Vale, um de seus principais ativos, que perdeu valor durante ano por causa das dificuldades provocadas pela queda dos preços do minério de ferro no mundo.  (PrevTotal)"

Nenhum comentário: