domingo, 26 de abril de 2015

PREVI - ANIVERSÁRIO - HOMENAGENS E TRABALHO


Em ambiente de homenagens e trabalho, a PREVI comemorou 111 anos de existência no dia 16/04/2015. Criada por 52 funcionários visionários do Banco do Brasil no dia 16/04/1904, quando não existia Previdência. Recebeu o nome de Caixa de Montepio dos Funcionários do Banco da República do Brasil. A partir de 1923 chamou-se CAPRE, que entrou em extinção a partir de 1934 quando o Governo criou, dentre outros, o IAPB – Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários, oportunidade em que foi criada a Caixa de Empréstimos dos Funcionários do Banco do Brasil. Foi recriada em 1967 com o nome de PREVI – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil. Hoje, com cerca de 200 mil participantes, apesar de interferências e intervenções históricas de Governos, encontra-se blindada e saudável.

No evento comemorativo foram homenageados 2 dos mais antigos participantes: Jacyr de Lacerda, com 98 anos, sendo 78 de PREVI e Geraldo Oliveira, com 97 anos e 77 de PREVI. Bem humorados, num ambiente descontraído, os homenageados, falaram de experiências, dentro e fora do Banco. Ditaram regras para se alcançar uma vida longa e saudável.

De forma inovadora, fomos brindados, (os presentes e os que se ligaram na internet), com uma bela apresentação, seguida de debates, feita pelo Diretor Financeiro da Vale, Luciano Siani, onde a PREVI tem 15% do capital, representando 20% dos recursos do Plano 1. Foi mostrado o histórico dos excelentes resultados no passado, as dificuldades do momento, o cenário econômico, as ameaças e desafios e a criação do Plano de Eficiência para manter a empresa crescente e lucrativa, mesmo diante de substancial queda nos preços do minério de ferro. Oportunamente, voltaremos ao este assunto.

O novo presidente Gueitiro Genso, também Conselheiro da Vale, lembrou a história, a longevidade e solidez da PREVI, reforçando a importância da boa gestão para garantir a continuidade do pagamento de benefícios. Alinhado com os propósitos dos eleitos em 2014, informou o novo modelo de relacionamento, pretendendo se aproximar dos participantes.

No contexto do aniversário, dia 17/04/2015, ocorreu mais uma reunião do Conselho Deliberativo. Aprovamos a divulgação Institucional de assuntos tratados no Conselho, respeitadas as limitações legais, tema que este Conselheiro vem pautando e debatendo em todas as reuniões desde a posse. O exemplo de divulgações pode ser seguido por outras instâncias.  Dentre os assuntos que constaram da pauta serão divulgados os seguintes:

- Política e Diretrizes de Comunicação Institucional;

- Conhecendo o Conselho;

- Relatório da Administração 2014, aprovado com manifesto dos conselheiros eleitos, registrado na ata da reunião;

- Acompanhamento do Plano Estratégico 2015/2016;

- Portal de Educação Corporativa;

- Reprogramação do orçamento de 2015, contemplando redução de despesas;

- Autorização para o desenvolvimento do projeto de “Eficiência Operacional”, na Diretoria de Administração, (Cecilia Garcez), com a participação de toda Diretoria, em especial a de Planejamento, (Decio Botthecia), para posterior aprovação no Conselho. Oportunamente, voltaremos a este assunto.

 

Antonio J CARVALHO

 

 

3 comentários:

Goulart disse...

Caro Carvalho, gostaria que voce participasse, mesmo que por email, caso não possa comparecer na entrevista e palestra com o presidente da Previ, Sr. Gueitiro Genso, com perguntas de interesse de todos nós, aposentados e pensionistas, pois voce é um técnico competente e participativo e luta por nossos interesses, e obrigado se puder nos atender (aposentados e pensionistas), Tudo de Bom, Goulart, a reuniÃO É HOJE DIA 27/04/2015, em Porto Alegre-RS. Obrigado se puder faze-lo. Colega do Paraná.

JOSÉ ALVES-MAT. 5.230.954-1 disse...

Parabéns à Previ, vamos torcer pelo seu engrandecimento e que seus administradores tenham êxito em suas funções pra nos propiciar melhores condições.

Anônimo disse...

senhores, não podemos ficar esperando pela PREVIC/STF ou qualquer outra coisa, temos sim é que exigir nossos direitos antes que nosso patrimônio e consequentemente nossas aposentadorias vão para o espaço.
BASTA !!!
- temos que tomar providências," panelaço,peladaço/ e, até acho melhor "UM PEDALAÇO " pois sou adepto de pedalar em minha bike aqui em Balneário Camboriú(SC), mas não podemos ficar eternamente "DEITADOS EM BERÇO EXPLÊNDIDO" - VAMOS exigir NOSSOS DIREITOS na PREVI e mais urgente na CASSI

Ademir Medeiros Martins
Bal.Camboriú(SC).