terça-feira, 19 de janeiro de 2016

ANABB COMEMORA 30 ANOS E INICIA NOVO MANDATO

No dia 15/01/2016 foram empossados os membros da Diretoria Executiva, os Conselheiros Fiscais, cinco Conselheiros Deliberativos Suplentes e os Diretores Regionais.
As Conselheiras Irmar Fonseca, Maria do Céu e o Conselheiro Emílio Ribas registraram que a vigência de suas posses teria que ser a partir  de 14/12/2015, conforme determina o art. 24 do Estatuto. Isto porque, naquela data, (14/12/2015), quando da posse dos Conselheiros Deliberativos, quatro conselheiros empossados abriram vagas, ao reassumirem mandatos de Dirigentes que, somente se encerrariam em 15/01/2016. De fato, no período de 14/12/2015 a 15/01/2016, o Conselho ficou reduzido a 17 membros, pois, o artigo 12 do Estatuto impede o acúmulo de cargos. Logo, quatro suplentes deveriam ter assumido naquela data (14/12/2015).
Na reunião do Conselho de 15/01/2016, registrei voto, aprovando os itens 1 a 7 da ata da reunião do dia 14/12/2015 e reprovando o item oito, (escolha dos representantes da Comissão de Ética), por continuar entendendo que foi descumprido o art. 25 do Estatuto, já por mim divulgado. Outros Conselheiros não aprovaram a ata, registrando voto de ilegalidade da inclusão do referido item oito na pauta da reunião do dia 14/12/2015.
Para evitar dúvidas e questionamentos, sugerir, mais uma vez, que as atas sejam objetivas, concluídas e assinadas no encerramento de cada reunião.
Ao final da reunião, conforme previsto no parágrafo primeiro do artigo 25 do Estatuto, os Conselheiros Ana Landim, Antonio Carvalho, Cecilia Garcez, Claudio Zucco, Denise Vianna, Emilio Riba, Graça Machado, Iris Carvalho, Irmar Fonseca, Maria Do Céu, Nilton Brunelli, Tereza Godoy e William Bento, requereram a convocação de reunião extraordinária para:
1 - Apreciar os relatórios e documentos técnicos que embasaram a sugestão de aumento de contribuições para os associados da CASSI;
2 - Apreciar e aprovar proposta de remuneração de todos os membros da ANABB, contendo valores mensais e os gastos anuais;
3 – Deliberar sobre pontos controversos e omissões que merecerem interpretações, conforme previsto no art.53 do Estatuto;
4 – Deliberar sobre os processos de investigação e/ou propostas de investigações sobre comportamento ético de membros do corpo diretivo da ANABB, elegendo, ajustando e/ou complementando a composição dos membros da Comissão de Ética;
5 - Deliberar sobre proposta orçamentária para o exercício de 2016;
6 – Definir calendário de reuniões do Conselho para o ano de 2016.
Com o objetivo de redução de despesas, foi sugerido que as reuniões ocorram sempre aos sábados, em virtude de menor valor das passagens e hospedagem.
Destacamos que, à noite, foi realizada a posse solene dos eleitos em 2015 e comemorado os 30 anos de existência da ANABB. Não há como negar que, em sua trajetória, esta jovem senhora, foi e continua sendo útil. Precisa, doravante, refletir sobre os seus passos.
No evento, dentre outros representantes de Entidades compareceram o Vice Presidente de Distribuição de Varejo e de Pessoas do BB; O Diretor de Relações com Funcionários e Entidades Patrocinadas do BB; O Superintendente da PREVIC; o Presidente da CASSI e Diretores e Conselheiros da PREVI. Em minha opinião o evento, que contou com cerca de 500 pessoas, poderia ter sido mais modesto, primando pela redução de despesas.
Finalmente, conforme divulgado em campanha, continuaremos lutando por melhorias na Governança e redução de despesas e pela mudança no Estatuto da ANABB.

Antonio J. Carvalho

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