quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

PREVI REAJUSTA BENEFÍCIOS


Conforme divulgado no site WWW.previ.com.br, a partir de janeiro, os benefícios e pensões pagos pela PREVI foram reajustados em 6,57994%, correspondente ao INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor - acumulado de janeiro a dezembro de 2016, calculado com base em pesquisas de preços para famílias com rendimentos de 1 a 5 salários mínimos.
Para quem se aposentou entre janeiro e dezembro de 2016, o reajuste será proporcional à data de início de benefício e para os aposentados do Plano Previ Futuro, o reajuste permanece em junho.
O reajuste do INSS para quem recebe mais de um salário mínimo, que há muito tempo tem como base o INPC será de 6,58%. Já o reajuste do Salário Mínimo, que desde 1998 era maior do que o do INSS para quem recebe acima do mínimo foi de 6,48%, caracterizando uma perda para os menos favorecidos.
Apesar de a inflação oficial medida pelo IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (6,29%) ter ficado 0,28% abaixo do índice de reajuste dos aposentados, percebe-se que, na prática, a inflação real é maior do que a oficial, em especial nos itens de consumo relacionados à saúde que, de um modo geral, afeta mais os aposentados.

Antonio J. CARVALHO.

5 comentários:

luiz fernando disse...

Conselheiro Antonio, como ja se constatou, esse aumento de 6,57.... logo, logo vai sumir, com o aumento da CAssi, reajustes dos seguros CAPEC, a tabela do imposto de renda desatualizada e sem falar na volta da inflacao...
Resta a nos, aposentados e pensionistas, lutarmos por um direito liquido e certo, ja reconhecido pela propria PREVI, pelo renda CERTA, que eh o cancelamento de pagamento da contribuicao para a PREVI, para quem pagou 360 parcelas. Creio ser justa a demanda, ateh por um prinicipio de isonomia. Como vai ter reuniao do Conselho , caberia , sugiro dar um pitaco nesse que seria o nosso unico e real aumento nos nossos espelhos. Bom 2017.

Anônimo disse...

Caro Carvalho,

Lute para cancelarem as contribuições ao Plano 1 para aqueles que já contribuíram por 30 anos e já estão aposentados há mais de dez anos!!!
O Plano 1 não precisa mais desta contribuição....

ADEMAR disse...

Conselheiro Antonio Carvalho, venho solicitar que interceda por nós junto a Previ para que dispense, excepcionalmente nesse momento, a exigencia de 6 prestações pagas para renovação do ES, para aqueles associados que por falta de opção tiveram que optar pela renegociação em razão da margem consignavel negativa. Agora com as n ovas medidas da Previ a margem consignavel ficou positiva, dando oportunidade de renovaçãom do ES, mas esbarra na exigencia da carencia de 6 prestações pagas.. Tambem há de se considerar que a Previ nada perderá com a aludida medida.

Adaí Rosembak disse...

Caro Carvalho,

A sugestão do companheiro Luiz Fernando, às 05.41. de 18.01.2017, é muito pertinente.
Acompanho a posição do comentarista.
Procure dar um bom pitaco nesse sentido.

Abração

Adaí Rosembak

Fernando disse...

Caro Carvalho, alguma noticia , novidade sobre a ultima reuniao do Conselho da Previ. Sao tantas demandas, por parte de nos , beneficiarios.