segunda-feira, 26 de março de 2018

CASSI – ELEIÇÃO – DESAFIO DOS ELEITOS


A votação para eleger novos dirigentes da CASSI termina às 18 horas do dia 28 de março. Até 26 de março, 70% dos associados ativos e 41% dos aposentados já votaram. Este é o maior percentual de votos de aposentados dos últimos anos. Parabéns a todos! Votar, mais que um direito é um dever. Não devemos permitir que outros votem por nós. O TAA é o único canal de votação. Uma pena. Muitos não votaram por limitações, aí incluídos os licenciados e os que se encontram no exterior. Pensionistas não votam.  Um absurdo.
Com raras exceções, considero que houve um bom nível na campanha. Parabéns a todos! Espero que na eleição da PREVI isso se repita. Campanha se faz mostrando os perfis dos candidatos e as propostas. Respeito à opção de todos. Porém, optei por votar e apoiar a chapa 3 VOCÊ NA CASSI, por entender que apresenta o melhor perfil para enfrentar as extremas dificuldades vivenciadas pela CASSI. Tenho repetido que não existem milagres nem milagreiros. Qualquer chapa que se eleger enfrentará dificuldades e muitos desafios e terá como bússola o Relatório de Consultoria recém elaborado. Seremos chamados a votar alterações no Estatuto da CASSI, que terá como barreira a Resolução CGPAR 23/2018, editada pelo Governo, que ameaça a sobrevivência dos planos de Saúde de empresas estatais. Respeitados os direitos adquiridos, a exemplo do que já houve na PREVI, a CASSI terá dois planos: O pré e o pós 2018. A malfadada CEGEPAR, de mais relevante, em síntese:  
a) – Limita ao menor valor entre 8% da folha de pagamento/benefícios ou ao acréscimo de 10% do percentual das contribuições dos patrocinadores em 2017 que no caso do Banco é de 4,5%. Isso significa que haverá pouca margem para eventual elevação de contribuição do Banco.
b) – Cria a paridade de contribuições, que serão cobradas de acordo com faixa etária e/ou renda;
c) – Concede benefícios à saúde somente na vigência do contrato de trabalho.
Como já anunciado é bom destacar que os direitos adquiridos serão respeitados. Porém, o plano CASSI dos pré 2018 entrará em extinção no decorrer do tempo, pois, não mais serão admitidos novos associados nas condições atuais, o que pode ser observado no edital de concurso do Banco em andamento.
Antonio J. CARVALHO.

Nenhum comentário: